programação principal


mais sobre a programação principal

A Flip convoca, a cada nova edição, uma curadoria literária distinta. Sua missão é desenhar, de modo autônomo, o Programa Principal, permitindo que vozes renovadas revelem as questões centrais do nosso tempo sob diferentes perspectivas. Essa alternância de olhares faz da festa um organismo vivo, e sempre em transformação, que reflete a pluralidade de sensibilidades da contemporaneidade.

Em 2024 e 2025, a curadora literária é a editora Ana Lima Cecilio. Formada em Filosofia pela USP, Ana tem uma trajetória de mais de 20 anos no meio editorial, já trabalhou em diversas áreas, como edição, clubes do livro e curadoria literária. Atuou ainda como editora da Carambaia e do selo Biblioteca Azul, da Globo Livros.

Para programar as 20 mesas literárias, que ocorrem no Auditório da Matriz, a curadoria combinou poéticas emergentes e trajetórias consagradas tendo em vista um triste dado recente: o brasileiro lê cada vez menos. Nesse cenário pessimista, em que o país se distancia dos livros e a produção literária sobrevive com esforço, a Festa é entendida como uma força capaz de expandir a leitura, formar novos leitores e revisitar o passado com novos olhos para ensinar outras formas de mirar o futuro.

Segundo Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, “a trajetória de Ana Lima reflete sua paixão pela literatura, essa poderosa ferramenta para a compreensão do mundo e para a construção de pontes entre culturas, pessoas, cidade e natureza. Sua proximidade com o público leitor é um ativo importante para o trabalho como curadora.”

Diante de tempos tão difíceis e desafiadores, Ana Lima acredita que os livros podem ter uma importante contribuição a dar. “A literatura, muito já se disse, ainda que seja a expressão genuína de uma época, não tem uma utilidade tão óbvia, que possa ser alegada. Porque não nos dá respostas claras, não aponta caminhos certos, não resolve os diversos problemas reais com que nos deparamos todos os dias. Mas a literatura, enquanto criação e linguagem, é, junto com as outras manifestações artísticas, um instrumento maravilhoso de reflexão, de expansão das nossas fronteiras, de encontro entre ideias e pessoas.”

Para assegurar o amplo acesso da população à sua Programação Principal, a Flip possui políticas de gratuidade e descontos do Auditório da Matriz: 10% dos ingressos são distribuídos gratuitamente e 20% são vendidos a preços populares, com prioridade para os cidadãos paratienses. Além disso, as mesmas mesas são projetadas ao vivo, gratuitamente, em um grande telão no Auditório da Praça. Também ocorre a transmissão ao vivo pelo nosso YouTube e pelo Canal Arte 1.

Opções de acessibilidade

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.