
apoiadores e parceiros
A 23ª Flip conta com o apoio de instituições culturais e entidades representantes de países estrangeiros na composição das mesas do Programa Principal. A participação dos autores Gaël Faye, GauZ’ e Neige Sinno conta com o apoio da Temporada França-Brasil 2025, do Instituto Guimarães Rosa, do Ministério das Relações Exteriores, da République Française, do Institut Français e da Villa Gillet.
O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro apoia a participação do autor Sandro Veronesi; a Embaixada e Instituto Sueco apoiam a autora Liv Strömquist; o Consulado do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro apoia a escritora Astrid Roemer; a Embaixada da Espanha e o Instituto Cervantes apoiam a participação de Rosa Montero; a Embaixada de Portugal e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua apoiam o autor Ricardo Araújo Pereira; e, por fim, o ICL – Instituto Conhecimento Liberta apoia a participação do escritor Ilan Pappe.
temporada França-Brasil 2025
Um dos primeiros eventos da Saison Croisée entre Brasil e França, o Littérature Live – Festival Internacional de Literatura de Lyon, realizado em maio, contou com a participação da Flip, um reconhecimento da cultura de mediação instaurada na festa paratiense há mais de duas décadas, que se tornou referência mundial em festas, eventos e festivais literários por todo o mundo.
A jornalista, escritora e curadora Adriana Ferreira Silva foi a enviada especial nessa missão brasileira da Festa como mediadora convidada, tendo comandado duas mesas e participado de uma terceira. As mesas se deram dentro do contexto de promoção cultural entre os dois países, que propôs debater, em 2025, temas como clima e transição ecológica; diversidade das sociedades e diálogo com África; democracia e globalização equitativa.
Adriana Ferreira Silva foi anfitriã nas mesas “Noite do Brasil: Foco na Amazônia”, que reuniu a jornalista brasileira Eliane Brum, o biólogo, filósofo e quadrinista francês Alessandro Pignocchi e o antropólogo brasileiro Pedro Cesarino; e “Transcreva o pensamento dos outros”, que também teve participação de Cesarino, em encontro com a antropóloga francesa Nastassja Martin, que esteve na Flip em 2022.
Na mesa “Lendo e publicando a África Contemporânea”, Adriana Ferreira Silva participou de uma conversa sobre literatura africana e seus desafios editoriais e políticos, ao lado de Anne-Sophie Stefanini, autora e editora de literatura africana, Gladys Marivat, chefe de literatura e cinema do Palais de la Porte Dorée – Museu Nacional de História da Imigração, e Hemley Boum, autora camaronesa e vencedora do Prêmio dos Cinco Continentes da Francofonia em 2025.
A Temporada França-Brasil e a Villa Gillet, ao lado de outras instituições, também apoiam a participação de autores de língua francesa no Programa da 23ª Flip, fortalecendo o intercâmbio cultural entre os dois países: o burundês Gaël Faye, o costa-marfinense GauZ’ e a francesa Neige Sinno.