Programação realizada pelo Educativo Flip em escolas municipais e na Casa da Juventude, em Paraty, impactou mais de mil crianças e jovens

Com o objetivo de formar leitores e fortalecer a cultura do livro, mobilizando a comunidade paratiense e público geral, além de gestores e professores da rede municipal, famílias e educadores, na dinâmica e interação com as crianças, iniciamos em 2022 um projeto que descentraliza as ações da Biblioteca Comunitária Casa Azul e leva uma programação especial às Escolas Municipais de Paraty, terminando na Praça da Matriz, no Centro Histórico. Entre as ações, tivemos: “Pé de Livro”, “Contação de Histórias”, “Mediação de Leitura”, apresentações e oficinas para cada espaço, durante todo o mês de março.

 

O Biblioteca Comunitária Casa Azul visita! impactou ao todo mais de mil crianças nas escolas Guiomar Schimidt Marques, Paraty Mirim, Monsenhor Hélio Pires, Dr. Mair Pena, Padre Manoel Brás Cordeiro, Pé de Moleque, Casa da Criança, do Condado e Parque da Mangueira, além do público geral, na Praça da Matriz. 

 

Na apresentação “Com todo seu coração”, Bianca Paraty e Wanessa Malvar convidaram os espectadores a embarcar nas diversas canoas e cirandas que a música popular tradicional da cidade colonial oferece, além dos causos, gestos e regionalidades, e o uso das máscaras, feitas de papel machê – técnica clássica do artesanato de Paraty – confeccionadas pelas atrizes. 

 

Nas oficinas, a professora Dina Freire realizou o projeto “Brincar de poesia é divertido”, uma aula que trabalha a leitura e a produção de poesias baseadas no livro “Historim”, do autor paratiense Nian Freire. Durante o encontro, Dina apresentou o livro físico e audiobook “Historim” produzidos pela Associação Cairuçu – Paraty-RJ; enquanto a artista Bruna Ximenes ensinou a criar coletivamente um livro com os CarimBlocos, um kit de carimbos feitos por ela, pensados de maneira modular, dando espaço a composições interessantes juntando partes de bichos com partes de paisagens, instigando elementos narrativos no imaginário da criança.

 

Já a Coletiva Mulheres da Terra, representada pelas artistas Mauriceia Pimenta e Luara Vieira, retomou a sabedoria ancestral, conduzindo uma roda de conversa sobre plantas medicinais e seus usos com os alunos; enquanto a poeta Elisa Pereira e a DJ Orkidia se reuniram em grupos para falar sobre a importância da literatura no universo da produção musical.

 

Fechando as atividades propostas, Gustavo Breves, que é conhecido como Astronauta, deu seu aulão de capoeira que tem como proposta pensar o exercício físico como experiência de integração social, unindo classes e recuperando a noção de cidadania, utilizando a capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural. 

 

Já para os jovens, o FlipZona Visita! foi uma série de oficinas que pretendia reforçar vínculos identitários, a partir da literatura, jornalismo e novas mídias, com foco em Educação Midiática. Entre os dias 9 e 26 de março, ex-flipzoneiros e artistas convidados ministraram aulas de música, fotografia e escrita, nas suas diversas formas. Os encontros aconteceram na CAJU – Casa da Juventude, recém-aberta na Ilha das Cobras, em Paraty, e online. 

 

O projeto é uma realização da Associação Casa Azul e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Paraty, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. As ações da FlipZona, direcionadas aos jovens, contaram ainda com o apoio da CAJU.