Petrobras na Flipinha: Construindo narrativas em diferentes linguagens

A narrativa é uma necessidade humana, contar e ouvir histórias são parte da nossa rotina de construção de repertório e desenvolvimento de habilidades. O artista, nas mais diversas linguagens, conta sua história, mas  pode não estar exatamente contando e, sim, cantando, dançando ou tocando histórias! No dia 25 novembro, às 18h, a Flipinha recebe Ricardo Petracca (Orquestra Petrobras Sinfônica) e Alex Neoral (Bichos Dançantes) para uma conversa sobre o ato de contar histórias, independente da forma ou plataforma, a partir da experiência de se aventurarem além das fronteiras de suas próprias artes para traçarem linhas em uma folha de papel no passo e no compasso de suas criatividades. A mediação será feita por Milton Bittencourt, Coordenador de Patrocínio Cultural e Esportivo da Petrobras. Ao final da conversa, uma apresentação inédita da Orquestra Petrobras Sinfônica será exibida.

Ricardo Petracca é Doutor e Mestre em música, com especialidade em História da Música, graduado em Composição e Regência e Licenciado em Filosofia e Educação Artística com Habilitação em Música. Tem experiência na área musical como compositor e arranjador para formações camerísticas e orquestrais com trabalhos registrados em CDs e DVDs. Na área educacional atuou na educação básica, no magistério superior (presencial e EAD) e na produção educativa para diferentes mídias. Autor dos livros Música e Alteridade, Ética, Estética e Educação (em coautoria). Escreveu também livros infanto-juvenis, como Catarina e a Orquestra do Vovô Batutinha, para a Orquestra Petrobras Sinfônica e Primeiros Passos na Música Clássica para Crianças e Primeiros Passos na Música Clássica para Adolescentes, elaborados para a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto do Centro de Música e Musicoterapia da Universidade do Estado do Paraná – UNESPAR.

Alex Neoral iniciou seus estudos em dança em 1994. Fez parte de companhias cariocas como: Cia de Dança Deborah Colker, Cia Nós da Dança, Grupo Tápias e Cia Vacilou Dançou. Em 2000, fundou a Focus Cia de Dança, que, atualmente, é uma das cias mais atuantes do Brasil, já tendo se apresentado em mais de 100 cidades e 11 países. Como professor de dança contemporânea, ministrou aulas em Washington DC, Canadá e Itália, além de vários workshops pelo Brasil. Como coreógrafo convidado fez inúmeros trabalhos destacando a remontagem de “Pathways” para o City Dance Ensemble de Washington DC, peças inéditas para Teatro Bolshoi no Brasil, Cia Nós da Dança, e para São Paulo Cia de Dança, além de musicais e peças teatrais. Atualmente é coreógrafo da comissão de frente da Unidos da Viradouro, somando 12 carnavais. Em 2016, sua cia foi agraciada com a Comenda Ordem do Mérito Cultural, o prêmio mais importante do Ministério da Cultura. Em 2021, lança seu primeiro livro e espetáculo infantil “Bichos Dançantes”.