O encontro tem como tema central os sucessos e os desafios das escolas indígenas, uma das mais importantes inovações da educação brasileira recente. Tendo como horizonte a importância da obra pedagógica de Higino Tenório, busca-se uma reflexão sobre as especificidades das “escolas vivas”. Quais são, afinal, os desafios para o futuro da educação indígena?
Padre Justino, Justino Sarmento Rezende Do povo Ʉtãpinopona (Tuyuka), do município de São Gabriel da Cachoeira. Formação acadêmica: Licenciatura em Filosofia (UCB/DF), Bacharelado em Teologia (FTNSA/SP), Mestrado em Educação (UCDB/MS) e Doutorado em Antropologia Social (PPGAS/UFAM).
Cristine Takuá é filósofa, educadora e artesã indígena, vive na aldeia do Rio Silveira.Na comunidade do Rio Silveira é professora da Escola Estadual Indígena Txeru Ba’e Kuai’ e também auxilia nos trabalhos espirituais na casa de reza. É também Fundadora e Conselheira do Instituto Maracá e represente por SP na Comissão Guarani Yvyrupa (CGY). Também é representante do núcleo de educação indígena dentro da Secretaria de Educação de SP e membro fundadora do FAPISP ( Fórum de articulação dos professores indígenas do Estado de SP.
Dua Busã, pajé, professor da Escola Viva. Tem todas as experiências da cultura Huni Kuin – histórias, medicina, música, espiritualidade etc.
Mediação: Gersem Baniwa
Gersem José dos Santos Luciano é indio baniwa, natural da Terra Indígena Alto Rio Negro/AM. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado e doutorado em antropologia social na Universidade de Brasília. Foi Dirigente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro em 1987 e Coordenador-Geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB. Foi Secretário Municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira-AM e Coordenador-Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação. Foi Diretor-Presidente Fundador do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas – CINEP. Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Educação – CNE, por dois mandatos e do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas – CEEI/AM. Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.