O que o mundo tem a aprender com Nhe’éry

Debate sobre Nhe’éry, expressão com que os Guarani se referem ao que se convencionou chamar de Mata Atlântica. Discussão dos vínculos entre indígenas, quilombolas e caiçaras na região, e suas relações com a floresta. A partir de homenagem a Domingos Venite, cacique da aldeia Sapukai, pretende-se refletir sobre diferentes biomas e nossos futuros possíveis a partir dos saberes de Nhe’éry.

Carlos Papá, é um líder e cineasta indígena do povo Guarani Mbya. Trabalha há mais de 20 anos com produções audiovisuais, com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura guarani mbya por meio da realização de documentários, filmes e oficinas culturais para os jovens. Também atua como líder espiritual em sua comunidade. Vive na aldeia do Rio Silveira, onde participa das decisões coletivas e busca ajudar a sua comunidade a encontrar caminhos para viver melhor. É  Conselheiro do Instituto Maracá.

Laura Santos, Quilombola e Educadora Popular, atuou por vinte anos, em prol da infância e juventude de favelas no Rio. Em 2000 retorna ao Quilombo e acampa a luta por uma Educação Diferenciada no Território, por meio do FCT-Fórum de Comunidades Tradicionais. Artista, Escritora e Mestra Jongueira do Jongo do Quilombo Campinho da Independência.

Sueli Maxakali é cineasta, professora, artista e doutora em Letras: Estudos Literários (Notório Saber) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Co-dirigiu os filmes Quando os yãmĩy vêm dançar conosco (2011), Yãmĩyhex: as mulheres-espírito (2019) e Nũhũ yãgmũ yõg hãm: essa terra é nossa! (2020). Publicou o livro de fotografias Koxuk Xop: Imagem (Beco do Azougue Editorial, 2009), com fotografias das mulheres maxakali sobre os rituais e o cotidiano da Aldeia Verde. Foi professora do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG, em 2016, 2017 e 2019.

 

Mediação: Anna Dantes
Colaboradora da Escola Viva Huni Kuin há mais de dez anos e uma das fundadoras do Selvagem – Ciclo de estudos sobre a vida.

Data e horário:

29/10/2021 19h00

Participantes: