Biblioteca Comunitária Casa Azul Visita

Com o objetivo de formar leitores e fortalecer a cultura do livro, mobilizando a comunidade paratiense e público geral, além de gestores e professores da rede municipal, famílias e educadores, na dinâmica e interação com as crianças, iniciamos em 2022 um projeto que descentraliza as ações da Biblioteca Comunitária Casa Azul e leva uma programação especial à Escolas Municipais de Paraty, terminando na Praça da Matriz, no Centro Histórico. Entre as ações planejadas estão: “Pé de Livro”, “Contação de Histórias”, “Mediação de Leitura”, apresentações e oficinas para cada espaço, de 7 a 17 de março.

No dia 7 de março, Bianca Paraty e Wanessa Malvar vão até a Escola Municial Guiomar Schimidt Marques para apresentar “com todo seu coração”, uma história que convida a embarcar nas diversas canoas e cirandas que a música popular tradicional da cidade colonial oferece, além dos causos, gestos e regionalidades, e o uso das máscaras, feitas de papel machê – técnica clássica do artesanato de Paraty – confeccionadas pelas atrizes.

Na Escola Municipal Paraty Mirim, no dia 8 de marlço, quem encontra as crianças é a dupla Mauriceia Pimenta e Luara Vieira, da Coletiva Mulheres da Terra, numa roda de conversas sobre as tradições e histórias deste grupo de mulheres caiçaras que vivem de Ilha Grande à Paraty.

Continuando a programação, nos dias 9 e 10 de março quem comanda as atividades é a professora Dina Freire, com o projeto “Brincar de poesia é divertido”, uma oficina que trabalha a leitura e produção de poesias baseadas no livro “Historim”, do autor paratiense Nian Freire. Durante o encontro, Dina apresentará o livro físico “Historim” e o audiobook produzido pela Associação Cairuçu – Paraty-RJ. Dina vai primeiro na Escola Municipal Monsenhor Hélio Pires e, no dia seguinte, na Escola Municipal Dr. Mair Pena, que fica na Grauna.

No dia 15 de março, a poeta Elisa Pereira vai até a Escola Municipal Padre Manoel Brás Cordeiro para uma roda de conversa com as crianças. Elisa Pereira é autora dos livros ‘Memórias da Pele’ (2018, Chiado Books) e ‘Sem Fantasia’ (2020, Editora Venas Abiertas) e esteve na programação oficial da 18ª Flip e na Mostra de Literatura Adulta no  9o. Festival Cultural do Brasil em Viena, 2021.

E, fechando a programação, a Abadá-Capoeira reunirá o público, dia 17 de março, na Praça da Matriz, em Paraty, para um aulão de capoeira com o professor Gustavo Breves, conhecido como Astronauta. A proposta vai além do exercício físico para uma experiência de integração social, que une classes e recupera a noção de cidadania, utilizando a capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural.

Este projeto é uma realização da Associação Casa Azul e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Paraty, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.