As possibilidades da fotografia e do audiovisual utilizando o celular

FlipZona visita! No dia 19 de março, as produtoras culturais Gabriela Marsico e Rafaela Marsico comandam a oficina “As possibilidades da fotografia e do audiovisual utilizando o celular”, que irá ensinar as melhores técnicas e estratégias para o uso do celular na concepção de fotos e vídeos para as redes sociais. As oficinas pretendem mobilizar os jovens da comunidade reforçando vínculos identitários, a partir da literatura, jornalismo e novas mídias, com foco em Educação Midiática..

Oficineiras:

Gabriela Marsico é produtora de conteúdo digital com foco em comunicação para a cultura e política. Foi através da FlipZona que iniciou a sua formação como aluna e posteriormente como monitora. Participou do programa ao vivo Conexão Futura (2014), mesa “Páginas Anônimas” (programação oficial da FLIP em parceria com a Globo em 2015), programas de rádios, jornais e revistas eletrônicas para falar sobre o trabalho na Flipzona. Aos 20 anos, tornou- se coordenadora de comunicação do Teatro Popular Oscar Niemeyer, maior teatro público de Niterói, permanecendo nele por 4 anos consecutivos. Ao longo de sua carreira, atuou como coordenadora de comunicação de eventos de médio e grande porte da Prefeitura de Niterói, 1º Encontro Latino-americano de Comunicação Comunitária, Esquina da Democracia e no canal de divulgação da Lei Aldir Blanc. Foi também criadora de conteúdo para campanhas políticas e de juízes do trabalho, festivais de teatro e outras ações relacionadas à cultura. Atualmente trabalha como videomaker e designer na comunicação da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói.

 

Rafaela Marsico é bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense. Iniciou sua formação como aluna do Ponto de Cultura Flipinha, onde participou de projetos como FlipZona, 3x Cultura, Hora da Estrela, Curto Curtas e CineZona. De 2013 a 2015, atuou como assistente de fotografia na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Em 2016, integrou a equipe de comunicação do projeto Intervenção Arte Delas (Programação Casa da Cultura – durante a FLIP). No mesmo ano, foi assistente do documentário Festa do Divino, produzido pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda. Como produtora cultural, atuou em projetos como Férias na Pista, Comunidades, Arte e Criação, Invasão Cultural, entre outros. E em espaços culturais e companhias de arte como Solar do Jambeiro (Fundação de Arte de Niterói) e Cia. Bachiana Brasileira. Em 2021, participou do programa Música na Casa realizando mentorias em comunicação e redes sociais para artistas. No mesmo ano, foi uma das interlocutoras do Curso de Educação e Biodiversidade (Casa da Cultura). Atualmente ocupa o cargo de Analista de Comunicação da Casa da Cultura de Paraty. 

📍 Quando:

Dia 19 de março

Horário: 10h a 13h / 14h a 17h 

📍 Onde:

Local: Casa da Juventude – Ilha das Cobras

Rua São José Operário – Antiga escola Guiomar Schimidt – Ilha das Cobras – s/n

📍 Público: 15 a 20 anos

Inscrição gratuita: https://forms.gle/S69gZgtwPbx9n61S6

Este projeto é uma realização da Associação Casa Azul e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Paraty, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio da CAJU – Casa da Juventude de Paraty.