A Fotografia como ferramenta social – beleza e dignidade

FlipZona visita! Na segunda oficina deste projeto, que pretende mobilizar os jovens da comunidade reforçando vínculos identitários, a partir da literatura, jornalismo e novas mídias, com foco em Educação Midiática, o fotógrafo e documentarista Wanderson Santos ensina os princípios do fotografar a partir da linguagem documental. “A Fotografia como ferramenta social – beleza e dignidade” trabalha na ideia da documentação como fonte de vínculo entre morador e comunidade. Os participantes serão estimulados a ter um olhar sincero, cru e metafórico sobre a forma como a comunidade se constrói e a partir daí poderão usar sua fotografia como veículo de inclusão e fortalecimento de vínculo. 

Oficineiro:

Wanderson Santos é fotógrafo e documentarista com olhar voltado para comunidades periféricas de Paraty-RJ. Antes de iniciar na fotografia, atuava como beatmaker e webdesigner. Entre os trabalhos mais importantes estão a Cipher “Nova Senzala” (Coletivo Valor Invertido), o EP “Avante” do Rapper Rodrigo Popay (Vale do Paraíba-SP) e a identidade visual da empresa Black Roots Rampas (Paraty-RJ). Sua paixão pela fotografia surgiu pelo contato com o Grafite na adolescência. Após ser convidado pela artista plástica Natália Leal para aplicar uma oficina de Beatmaker pelo SESC Paraty, resolveu investir o cachê em sua primeira câmera (Nikon D5100) e daí por diante vem captando o cotidiano de crianças residentes nos bairros periféricos da cidade patrimônio da humanidade. Em “Dos Filhos Deste Solo”, Wanderson fotografa a realidade a partir dos belos atributos dos jovens caiçaras, com foco voltado ao olhar sincero, cru e metafórico.

📍 Quando:

Dias: 14 a 19 de março

Horário: 18h – 21h 

📍 Onde:

Local: Casa da Juventude – Ilha das Cobras

Rua São José Operário – Antiga escola Guiomar Schimidt – Ilha das Cobras – s/n

📍 Público: 14 a 18 anos

Inscrição gratuita: https://forms.gle/Zz6GCnQYUjBe4rKp7 

Este projeto é uma realização da Associação Casa Azul e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Paraty, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio da CAJU – Casa da Juventude de Paraty.