
planeje sua viagem
Paraty é uma cidade histórica no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, a 303 km de São Paulo e 258 km do Rio de Janeiro, com uma população de aproximadamente 45 mil habitantes. Para chegar lá, o acesso se dá pela BR-101, conhecida como Rio-Santos, uma estrada inaugurada no trecho de Paraty, em 1974, momento em que a cidade voltou a ser ligada aos centros urbanos, após um grande período de isolamento.

A edição deste ano retorna ao seu período habitual, entre julho e agosto. O inverno em Paraty é uma época encantadora, marcada pelas temperaturas amenas e pela tranquilidade típica da estação.
Durante o dia, as temperaturas variam entre 18°C e 25°C. O clima é agradável, com calor suave nas horas mais ensolaradas. À noite, a temperatura cai um pouco, ficando mais fresca e confortável, especialmente nas áreas próximas à serra.
Outra vantagem do período é a redução de chuvas. Julho e agosto costumam ser meses mais secos. Trata-se do período ideal para explorar a cidade e suas atrações. já que as chances de chuvas são bem menores em comparação com o verão.
Roupas leves e confortáveis são indicadas para a estação, assim como tênis e sapatos sem saltos e com sola de borracha são altamente recomendados para andar no irregular calçamento de pedras do Centro Histórico.
Reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco, o primeiro lugar de sítio misto a receber o título no Brasil, Paraty é uma cidade turística, com uma rede estruturada de restaurantes e pousadas para receber os visitantes.
Conheça, a seguir, a rede de instituições locais que apoiam a 23ª Flip:
pousadas
Villa Aman
Av. Octávio Gama, 184
(24) 3371-5092
Villa Verano
R. Guapuruvu,193
(24) 3371-1819