[wpml_language_selector_widget]

Otávio Júnior fala sobre novo livro e fluxos de escrita durante Papo Flipeiro

 

Nesta sexta-feira, 11, o autor Otávio Júnior participou de uma conversa intimista na Casa Flipeira, na Ilha das Cobras, mediada pela Mc e mediadora de leitura Babi Pietra. Otávio dividiu com o público seu processo de escrita e apresentou o lançamento ‘Vejamos’, livro com ilustrações de Caio Zero, editado pela Companhia das Letrinhas.

 

Celebrado pelos títulos ‘Da minha janela’ e ‘De passinho em passinho’, com a estética e identidade das favelas, o autor, que é morador do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, não se limita a cultura periférica e comentou outros movimentos da sua escrita. “Eu escrevo sobre as múltiplas infâncias”. 

 

O livro ‘Vejamos’ conta a história das descobertas, perspectivas e fantasias de dois irmãos gêmeos, trazendo uma nova estética para sua obra. A narrativa tem muito de suas observações das crianças ao redor, como os filhos gêmeos de um amigo. Otávio também disse manter uma rotina próxima a educadores, mediadores de leitura e pequenos leitores para pensar a literatura infantil. “Meu processo de escrita é de muito cuidado”, reiterou.

 

No acervo da Casa Flipeira, o escritor reencontrou a obra ‘Pretinha eu’, de Julio Emíio Braz, que marcou sua trajetória como leitor ainda na infância. Relembrou a emoção de reconhecer sua família na personagem negra do livro.

 

Esse pertencimento é o que as obras do próprio Otávio despertam em crianças periféricas como Miguel, morador do bairro Ilha das Cobras e frequentador da Casa Flipeira, que se apresentou ao convidado como mediador de leitura mirim da Flipeira. O menino, que conhece diversos livros do escritor recebeu spoilers das obras que estão por vir.

 

A vontade, com meias coloridas e os pés fora do tênis, o autor sentou nas almofadas ao lado do pequeno leitor paratiense para ouvir a rima de Babi Pietra em agradecimento a conversa. “Saio desses encontros enriquecido de ideias”, concluiu.

 

Texto e fotografia: Tayná Pádua

Compartilhe esta notícia: