O microconto é uma narrativa escrita em poucas palavras que se faz a partir de lacunas semânticas deixadas pelo autor e que requer um leitor atento, com grande domínio de suas competências (SOUZA, 2021). Embora não seja uma “invenção” dos escritores contemporâneos, este tipo de texto atende às necessidades do cotidiano tempestivo em que estamos inseridos, sendo popularizado e consumido por leitores de mídias sociais. O objetivo da presente oficina de escrita criativa de microcontos é dar ferramentas para o exercício da literatura a interessados no assunto, levando-os a aprofundar o conhecimento sobre essa tipologia textual. O referencial teórico será constituído por autores que se dedicaram a estudar o microconto como gênero literário, como Vanderlei de Souza (2021) e Marcelo Spalding (2008).
Os recursos utilizados serão projetor (caso não esteja disponível, é possível utilizar material impresso), papel, caneta, lápis e borracha. Quanto às etapas da oficina, primeiramente será feita a introdução do tema, buscando o conhecimento prévio dos participantes sobre o gênero literário. Em seguida, serão apresentados alguns microcontos, como “Dinossauro”, de Augusto Monterroso, e outros contidos na obra “Os cem menores contos brasileiros do século” (org. Marcelino Freire), além de microcontos de Marina Colasanti e Dalton Trevisan.
Ao fazer apontamentos sobre as características deles, serão retomados os conceitos das principais figuras de linguagem. Depois serão feitos desafios de escrita, começando com propostas mais direcionadas, baseadas em estruturas pré-definidas e finalizando com uma proposta mais livre, baseada em temas escolhidos no momento pelos participantes. Esta oficina também pode servir de inspiração para trabalhar com alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, atuando como ferramenta do desenvolvimento de processos criativos e de estímulo à produção textual, contemplando habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Monize Luiz Santos é professora formada em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto-SP. É também escritora premiada em diversos concursos literários. Dentre eles, destacam-se: 1° lugar no Concurso Micro Palácio da Plataforma Sweek; 2° lugar no Concurso Literário FLIVI/ AMLAC 2018 na categoria Conto; 2° lugar no 7º Prêmio Campos Jordão de Poesia; Menção honrosa no Concurso Internacional de Literatura 2019 da UBE-RJ na categoria Literatura Infantil; Prêmio Nelson Seixas 2023. Além disso, é autora do livro voltado ao público infantil “Super-heróis: quatro maneiras de salvar o dia” (Ases da Literatura), ilustrado pelos seus filhos, Melissa e Arthur.