Escrever sobre si vem ganhando cada vez mais adeptos e leitores. Nesta oficina de escrita de autoficção, será apresentado um cenário geral, história, conceitos, características autoficcionais e a ambiguidade da narrativa a partir de outro ponto de vista, como elemento criador. A oficina inclui análise de textos e exercícios de escrita.
Objetivos: Levar a aluna a: melhor compreender a autoficção e os debates que a cercam; estabelecer as diferenças entre autoficção e autobiografia; avaliar as escritas de si a partir da perspectiva de uma consequência dos tempos atuais; analisar o ponto mais polêmico desse tipo de narrativa, a ambiguidade, como processo criativo.
Adriana Pimenta é autora de “Quando o futuro chegou e encontrei um pentelho branco”, uma autoficção sobre a mulher na maturidade em tempos contemporâneos, lançado pela Primavera Editorial. É jornalista, cronista do jornal A Tribuna de Santos, professora de escrita criativa na ESPM, pós-graduada em escrita de não ficção pelo Instituto Vera Cruz e mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, especializada em autoficção.
Público-alvo: Escritoras, aspirantes a escritoras e amantes das palavras.