[wpml_language_selector_widget]
Carregando Eventos

Mesa temática “Entre o corpo e a poesia: as escritas de e para mulheres”, com Ester Figueiredo, Juliana Pithon, Elane Nardotto Rios e Manoela Ramos Mediação de Ester Figueiredo (Studio Palma)

Sex, 24.11 13h00

Casa Escreva, Garota!

Travessa Gravatá 56c/d

Ester Figueiredo é professora colaboradora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Depois de anos de experiência como pesquisadora na vida acadêmica, encontrou espaço para praticar a literatura como ofício e paixão. É escritora, curadora e fundadora e mobilizadora da Rede Colaborativa de Curadoria Literária, criada em 2016, com o propósito de socializar experiências e fomentar a realização de projetos literários, na Chapada Diamantina, sendo um coletivo que agrega a dimensão da curadoria como centralidade da programação. É curadora da Feira Literária de Mucugê/ Bahia ( FLIGÊ 2016/2017/2018/2019 – 2022/2023); curadora da 4ª Feira Literária Internacional do Paiaiá – BA (2023); curadora da Feira Literária de Itaetê – BA (2022), curadora adjunta da Feira Literária de Canudos BA (2019). É sócia diretora do Studio Palma, direcionando a experiência acadêmica e de curadoria para a consultoria no campo da literatura e educação, avaliação/seleção de originais, leitura crítica e preparação de obras para publicação.

Juliana Pithon nasceu em Vitória da Conquista (BA). É jornalista e escritora. Autora de “Se é fogo o que busco” (Primata, 2023) e “Banana feijão” (Urutau, 2021). Participa da antologia poética “Tomar corpo” (Jandaíra, 2020). Integrou o Clipe/Poesia da Casa das Rosas (2019). Atualmente, é mestranda no programa de Culturas e Identidades Brasileiras da USP.

Elane Nardotto Rios, escritora de 6 livros voltados para a condição feminina, ensaios e contos, e releituras da epistemologia de Simone de Beauvoir. Professora de literatura do Instituto Federal da Bahia, doutora em Educação – UFBA. Curadora da I FLIRFEP.

Manoela Ramos: Conhecida como escritora viajante, é formada em publicidade e percorre o Brasil com o seu livro “Confissões de uma viajante”, publicado de forma independente, já tendo percorrido 22 estados brasileiros. Curadora da Flipeba – Feira literária da Ilha de Boipeba-BA e ativista da palavra e da literatura na região. Seu segundo livro “ Em busca do norte” já alcançou mais de 5 mil leitores. Realiza oficinas de escrita criativa, projetos que envolvem turismo e literatura e sua trajetória é, sobretudo, uma narrativa de liberdade de uma mulher preta que não aceita as prisões da sociedade.

áudio original

tradução para o português

audiodescrição

tradução para o inglês