mesa 11 – breve história do longo conflito
local:
Arlene Clemesha (mediação)
Arlene Clemesha é Professora Dra. de História Árabe do Curso de Árabe do Departamento de Letras Orientais da Universidade de São Paulo, onde também atua como Diretora e membro fundadora do Centro de Estudos Palestinos da USP.
Seus livros incluem Marxismo e Judaísmo, história de uma relação difícil (São Paulo: Boitempo); Palestine 48-08 (Tehran: DEFC em farsi e inglês); Edward Said: trabalho intelectual e crítica social (co-org/SP: Casa Amarela); Brazil and the Middle East: the Power of Civil Society (co-org./IRI-USP), entre outros. Arlene Clemesha possui artigos publicados em inglês, espanhol, francês, italiano, árabe e farsi. Ela atuou como tradutora de Edward Said ao português, incluindo o livro Freud e os Não-Europeus (Boitempo).
Clemesha fundou e dirigiu a mostra de cinema Images from the East, em conjunto com o Documentary and Experimental Film Centre (Teerã) e o Instituto de Cultura Árabe (ICArabe).
Finalmente, vale mencionar que a professora Arlene Clemesha foi comentarista fixa no Jornal da Cultura de 2011 a 2021 e colabora periodicamente junto a outros canais de televisão e de notícias.