Nesta quinta-feira, 10, a ciranda tomou conta da Central Flipinha, na Praça da Matriz, inaugurando o espaço que recebe mesas literárias, oficinas, programações artísticas e muitos convidados do Programa Educativo Flip na 22ª Festa Literária Internacional de Paraty.
Os grupos de ciranda ‘Os caiçaras’ e ‘Mulheres da Terra’ uniram-se no palco, integrando diferentes gerações de cirandeiros e cirandeiras para celebrar a literatura infantil e infanto-juvenil, a Flipinha, a FlipZona e as ações permanentes do Educativo Flip no território.
Estiveram presentes estudantes e professores da rede pública municipal, das comunidades da Graúna, Trindade, Patrimônio, Quilombo do Campinho, Parque da Mangueira e Ilha do Araújo.
Os mediadores de leitura da Casa Flipeira e da ação ‘Sementes na Escola’, que mediaram diversos livros ao longo do ano nas ações permanentes realizadas pelo Educativo Flip em colaboração com a Secretaria de Educação de Paraty, ajudaram a organizar a roda, colocando o público para dançar o caranguejo, o arara, a canoa e outras expressões caiçaras.
Também participaram da festa e fizeram sucesso entre as crianças o Peneirinha, a miota e o boi, personagens do folclore local.
Os estandartes espalhados pela tenda da Flipinha foram confeccionados durante oficinas na Casa Flipeira e pelas escolas participantes de atividades do Educativo Flip. Gilmara Kíria, articuladora comunitária do Programa Educativo Flip, comenta essa iniciativa com entusiasmo: “É gratificante ver as portas e janelas de todas as escolas do município abertas para nossos mediadores de leitura, envolvendo os alunos com a literatura de forma divertida e criativa.”
E completa: “As escolas de Trindade, Campinho, Patrimônio e Mangueira, que participaram da Operação Flipinha este ano, foram convidadas para a abertura, junto com a escola da Ilha do Araújo, que no ano passado recebeu a Flipinha do Mar. A Graúna, que recebe a ação Sementes na Escola, também representou sua escola com faixas e cartazes. Foi uma alegria vê-los dançar e expor na tenda, mostrando suas escolas por meio dos estandartes.”
A programação do Educativo Flip acontece de 10 a 13 de outubro, na Central Flipinha, no Centro Histórico, e na Casa Flipeira, na Ilha das Cobras, com atividades gratuitas para todos os públicos. Venha participar dessa grande roda!
Texto: Tayná Pádua
Fotografia: Gabriel Tye