Desde o início dos anos 60, Edu Lobo (Rio, 1943), filho do compositor Fernando Lobo, chamava a atenção pelo domínio musical e pelas melodias delicadas – já em 1961 tornou-se parceiro de Vinicius de Moraes em “Só me fez bem”. Era um de seus primeiros clássicos imediatos – outros logo viriam, como “Chegança”, “Upa neguinho”, “Ponteio” e “Arrastão”. Nos anos 80, gravou um álbum com Tom Jobim (Edu e Tom) e iniciou uma fértil parceria com Chico Buarque, com quem ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de MPB em 2002.
Foto: Nana Moraes

