[wpml_language_selector_widget]

Dengos, diálogos e ancestralidade no encontro de Ana Fátima e Bianca Santana

 

As autoras Ana Fátima e Bianca Santana participaram nesta quinta-feira, 10, da mesa literária “Mais velhos e mais novos em diálogo”, na Central Flipinha, compartilhando recordações e interagindo com as crianças presentes na plateia. 

 

Ana Fátima é autora de ‘Os dengos na moringa de voinha’ (Companhia das Letrinhas), no qual conta lembranças das trocas afetivas com sua avó Marina na infância. “Esse livro tem muito da minha casa, da minha avó e de todos os aspectos da minha ancestralidade”, disse a escritora.

 

Memórias também influenciaram o trabalho da jornalista e escritora Bianca Santana, autora de ‘Diálogos feministas e antirracistas (e nada fáceis) com as crianças’ (Camaleões), livro criado a partir das conversas que tinha com os filhos.

 

Bianca leu uma das indagações presentes na obra: “Homem não lava roupa? Então, por que apenas mulheres aparecem nas propagandas de sabão em pó?”. Neste momento, o público infantil pôde compartilhar atividades realizadas em casa.

 

A mesa tratou de diálogos entre gerações que podem ser fáceis e afetuosos ou considerados difíceis, mas preenchem nossas existências como crianças e adultos. “As crianças também são nossas ancestrais. Elas não são o fim, são um o ciclo contínuo e estão transformando as coisas para os mais novos e mais velhos”, disse.

 

As mediadoras da mesa foram Carol Franklin e Ciele Rodrigues, que já atuaram como mediadoras de leitura na ação ‘Sementes na Escola’, iniciativa do Programa Educativo Flip em colaboração com a Secretaria de Educação de Paraty.

 

Ciele, que usava um lenço na cabeça por influência da avó, pediu que as autoras contassem lembranças que guardam das matriarcas para finalizar o encontro. “O que eu mais gosto é o quanto elas moram em mim e eu nem percebo”, concluiu Bianca.

 

Texto: Tayná Pádua

Fotografia: Nathã Lima

Compartilhe esta notícia: