[wpml_language_selector_widget]

Flip e Caixa oferecem oficina gratuita de cenografia e arquitetura efêmera em Paraty

Após o sucesso da oficina “Conversa sobre livros: formação de mediadores literários”, realizada em março, a Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, oferece mais um curso gratuito em Paraty: “Oficina de Cenografia e arquitetura efêmera”. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a oficina será realizada em duas etapas: nos dias 31 de maio e 01 de junho (sexta e sábado), com aula expositiva no primeiro dia e oficina de cenotecnia e pintura artística no segundo dia, no Cinema da Praça e Largo da Santa Rita. Para finalizar, no dia 02 (domingo), estão previstas manifestações artísticas. Serão abertas 20 vagas ao público em geral,  que poderá se inscrever clicando aqui.

O curso apresentará um panorama geral acerca da área da cenografia e de arquiteturas efêmeras, abordando exemplos, questões teóricas e práticas em diferentes modalidades – ocupação da cidade, espaços fechados, expografia e cenografia. O objetivo é demonstrar a variedade de possibilidades de atuação na área de cenografia. Os ministrantes serão: Carmela Rocha e Matheus Romanelli (arquitetura Flip) e Naon Cruz (pintor de arte)  

Paraty é uma cidade onde ocorrem muitos eventos, feiras e festas e que gera uma demanda grande de construções efémeras e cenografias. O aperfeiçoamento de moradores nessas áreas de atuação vai ao encontro da missão da Flip em dar continuidade de suas ações a longo prazo na cidade. Desse modo, formando novas gerações para que possam atuar na área de cenografia e eventos. 

Para a oficina prática, propõe-se o desenvolvimento de um protótipo de uma estrutura a ser construída na Flip 2024 que se desdobrará também na sinalização da festa. Servirá como ensaio para tal. Essa estrutura irá se configurar como uma arena que permitirá manifestações culturais. 

No domingo, encerramento, será realizada uma batalha de rima com a Batalha Caiçara, um movimento cultural de hip hop independente que surgiu em 2021, logo após a pandemia, a partir de dois outros coletivos: A ESQUINA DO RAP e a RODA DA RODÔ. Serão 8 artistas mais conhecidos como MC’s que batalham entre si para ver quem tem a melhor rima e argumentação sobre o tema proposto para cada duelo.

O grupo é formado por jovens rappers moradores da cidade de Paraty que realizam rodas de rap e batalhas de rima em diversos lugares da cidade, proporcionando que os artistas locais desse segmento musical tenham voz e se apresentem em pocket shows, break dance, poesia recitada, batalhas de sangue, de elogio e de conhecimento, além de eventos culturais do Calendário Turístico-Cultural de Paraty. 

 

SERVIÇO

Oficina de Cenografia e arquitetura efêmera

Data: 31 de maio e 01 de junho de 2024 (sexta e sábado) e manifestações artísticas no dia 02 de junho de 2024.

Local: Cinema da praça e Largo da Santa Rita

 

Ministrantes:

Arquitetura Flip: Carmela Rocha e Matheus Romanelli

Pintor de Arte: Naon Cruz

Carmela Rocha é arquiteta graduada pela FAU UFRGS (2006), com pós-graduação em Cinema pela Unisinos (2008), mestrado pela FAU USP (2018) e atualmente cursa doutorado na mesma instituição. Abriu seu primeiro escritório em Porto Alegre, em 2007, Grão Arquitetura, com foco em projetos de arquitetura, design de objetos, cenografia e interiores. Foi diretora de projeto do Atelier Marko Brajovic de 2011 até 2016 e desde 2017, tem seu escritório em São Paulo onde desenvolve projetos de arquitetura, cenografia, direção de arte e expografia. Em janeiro de 2024, assumiu a coordenação de arquitetura da flip.

Matheus Romanelli é arquiteto, urbanista (FAU USP, 2020) e designer de interiores (Senac, 2009). Dedica-se à concepção de projetos de edificações, interiores, design de mobiliário, cenografia e instalações artísticas. É responsável técnico pelas intervenções em espaços públicos propostas pelo coletivo Foi à Feira e por exposições do Espaço de Arte e Cultura Bananal (SP). Foi professor de linguagem arquitetônica no curso L.A. do Filippo e trabalhou nos escritórios NPC Grupo Arquitetura e Mauro Munhoz Arquitetura. Atualmente faz parte da equipe de arquitetura da Flip, contribuindo para a elaboração da Festa Literária, bem como suas ações de enraizamento comunitário local.

Naon Cruz é nascido e criado em Paraty, vem de uma família de artistas e trabalha com arte desde criança. É especializado em arte visual a atua com muralismo, pintura de tela e arte com madeira reciclada.

 

Programação

Sexta-feira, 31 de maio
Manhã – 10:00 – Abertura: Mauro Munhoz
Aula 1: Arquiteturas efêmeras
Carmela Rocha
Manhã – 11:00 – Aula 2: Arquitetura e cenografia da Flip
Matheus Romanelli
Tarde – 14:30  – Aula 3: Apresentação pintura artística
Naon Cruz
Tarde – 16:00  – Aula 4: Aproximação de técnicas construtivas e pictóricas
Naon Cruz

 

Sábado, 17 de maio
Manhã – 10:00
Aula 4: Aula explicativa das atividades práticas
Ministrantes: Naon Cruz, Carmela Rocha e Matheus Romanelli
Manhã – 11:00  – Aula 5: Aula prática – montagem de uma instalação cenográfica na praça da Santa Rita
Ministrantes: Carmela Rocha e Matheus Romanelli
Tarde – 14:00  – Aula 6: Aula prática – pintura artística na praça da Bandeira
Ministrantes: Naon Cruz
Tarde: 17:00 – Encerramento

 

Patrocínio: Caixa
Concepção: Casa Azul
Apoio: Prefeitura de Paraty

 

Compartilhe esta notícia: