o educativo flip convida editoras.es e autoras.es a enviarem suas sugestões de livros para a programação da flipinha e da flipzona, durante a 22a flip, em paraty.
os livros recebidos farão parte do processo participativo de curadoria, que acontece nos próximos meses e, durante o qual, promoveremos leituras e análises das obras junto a educadoras.es de paraty. o nome deste processo participativo, percurso sementes, reforça nosso objetivo de semear a leitura. a partir dessas ações formativas, define-se a programação da flipinha e da flipzona e a mediação das suas mesas.
para participar é necessário [1] selecionar livros que abordem os temas disparadores do educativo flip 2024, [2] enviar 3 exemplares de cada título para o endereço informado e [3] preencher o formulário para cada livro sugerido.
preencha o formulário para cada livro sugerido: formulário
endereço para envio dos livros:
educativo flip – a/c matheus pestana
r. dos macunis, 68 – vila madalena, são paulo – sp.
cep 05444-000
prazo
O prazo para postagem e preenchimento do formulário de envio das sugestões vai até o dia 12 de abril.
o tema disparador do educativo flip 2024 é:
ponto de encontro
presente na matemática e na gramática, o ponto não possui dimensão ou forma para uma e orienta a leitura e indica as pausas para a outra. o encontro nos aproxima, nos coloca face a face, nos permite debates, embates e confluências. nos pontos de encontro, linhas de pensamento se cruzam, perspectivas se tocam e corpos se abraçam. o educativo flip convoca para encontros possíveis!
também temos interesse em temas que já foram abordados no ano passado:
escola antirracista para um currículo plural – reiterando a importância do ensino das culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas de todo o país.
realismo fantástico e literatura nonsense – que estimulam o exercício inventivo a respeito de novas formas de ler e significar a leitura.
temas “perturbadores” – como relações entre vida e morte, diversidade social e cultural, preconceitos advindos de classificações binárias, exercício político e identidades de gênero, comumente deixados à parte com pretensões de neutralidade por parte dos adultos.
novidades do universo editorial – não apenas no que diz respeito a lançamentos, mas no que tem de inovação em formatos e linguagens.
curadoria participativa
em encontros distribuídos ao longo do ano, com as obras recebidas através da temporada de sugestões, o percurso formativo sementes reúne educadores de paraty em torno da discussão sobre formação de leitores da literatura e de livros para crianças e jovens. é assim, desses encontros, que acontece a curadoria participativa das rodas de conversa que acontecem durante a flip. a programação do educativo flip nos dias da festa literária inclui, também, rodas de conversa sobre formação de leitores feitas com educadores, pesquisadores e profissionais do livro, a central flipinha, a central flipzona e os pés de livro.
avisos
editoras.es e autoras.es selecionados serão informados previamente à festa literária (datas a definir).
em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail matheus.pestana@flip.org.br