[wpml_language_selector_widget]

Caroline Carvalho e Clara Gavilan debatem narrativas para bebês

 

A mesa ‘Leituras de Corpo Inteiro’ com as autoras Caroline Carvalho e Clara Gavilan nesta sexta-feira, 11, trouxe aos flipeiros novas perspectivas sobre livros e narrativas para crianças, especialmente para os bebês. O encontro foi mediado por Vivian Faria e Andrea Flores.

 

Caroline que é autora de ‘Vento’ e ‘Chuva’, destaques na Curadoria Participativa do Educativo Flip, comentou que as obras são frutos de suas percepções das experiências dos filhos gêmeos quando ainda eram bebês. “Não bastava só ficar olhando a chuva, eles tinham que entrar dentro dela”, recordou. 

 

A autora, que também é pesquisadora do livro para bebês, trouxe o conceito de leitor performer, indivíduo que realiza a leitura a partir do corpo, e defendeu que as narrativas dos livros infantis devem contribuir para a ampliação das dimensões de mundo dos pequenos leitores. “A literatura precisa convidar para que esse corpo expanda ainda mais”, disse Caroline. “As editoras demoraram a acreditar nesse nicho”, completa, mas o cenário está em transformação.

 

Clara que se nutre de lembranças de infância e do prazer em produzir ilustrações, compartilhou histórias bem-humoradas que passou a ter após a maternidade e exercem grande influência em seu trabalho.

 

O livro ‘Sua vez’, por exemplo, foi criado a partir de uma brincadeira desenhando em casa com o filho. A autora e ilustradora apresentou ao público os desenhos originais que compõe o livro. 

 

As escritoras defenderam a pluralidade das narrativas escritas e visuais para proporcionar o encontro das crianças com a literatura tornando a experiência completa e divertida para todas as idades.

 

Texto: Tayná Pádua

Fotografia: Nathã Lima

Compartilhe esta notícia: