Medicinas em diálogo: a pandemia e os cuidados do corpo

A primeira mesa do Ciclo da Homenagem tem como tarefa discutir projetos e práticas de saúde, tanto indígenas quanto não indígenas. Serão exploradas as conexões e as tensões entre a chamada medicina ocidental e a medicina indígena, com especial atenção voltada para o impacto e as soluções encontradas para combater e controlar a Covid-19.

 

Sofia Mendonça, Médica sanitarista, Mestre em Antropologia, Doutora em Saúde Coletiva. Coordenadora do Projeto Xingu, programa de extensão universitária da Unifesp. Trabalha com saúde e povos indígenas desde 1981. Membro do GT de Saúde Indígena da ABRASCO

 

Paulo Lima Barreto, Tukano do Alto Rio Negro, doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Amazonas e fundador do Centro de Medicina Indígena em Manaus.

 

Sanderline Ribeiro Potiguara / Amanacy Potiguara, mulher, indígena, Pajé, Graduada em Pedagogia pela Unavida, licenciada em Letras-Língua Portuguesa (UFPB), Especialista em Educação do Campo pela (UFPB), Mestranda em Ciências das Religiões (UFPB) e professora da Educação Básica. Integra o grupo de plantas medicinais formado por lideranças indígenas, pajés, mulheres curandeiras e raizeiras, acompanhado pela equipe do DSEI POTIGUARA, bem como faz parte da Articulação de Mulheres indígenas da Paraíba (AMIP).

 

Mediação: Aline Corrêa
Bacharel em Ciências Sociais (UFMG) e mestranda em História (UNILA). Atualmente, integra o Observatório da Temática Indígena na América Latina (OBIAL/UNILA) e o Comitê Mineiro de Apoio a Causa Indígena (CMACI)  Faz parte da equipe de coordenação do “Memorial Vagalumes”, projeto de extensão da UFMG que constrói biografias e presta homenagens a vítimas indígenas fatais da Covid-19.

Data e horário:

25/10/2021 19h00

Participantes: