Educativo Flip apresenta programa especial para crianças e jovens

Projeto Esquenta terá quatro encontros online, dia 9 de março, com convidados sobre literatura infantil, na Flipinha, e saúde mental, criatividade e cultura na pandemia, na FlipZona

 

Desde que surgiu, na primeira edição da Flip, em 2003, o Educativo tem como objetivo atender as crianças e jovens de Paraty e em entorno, a partir de programas culturais, sócio educativos e o diálogo permanente com as diversas instâncias que propõem ações na região. “Em 2021, diante da pandemia e os prejuízos na formação e socialização com as escolas fechadas, criamos caminhos alternativos para entender este momento e estimular aprendizados”, conta Belita Cermelli, diretora de Cultura e Educação da Flip. Um deles, que apresentamos agora, dia 9 de março, será um ciclo de conversas pensado separadamente para cada público, um “esquenta” para a programação oficial prevista para o final do ano.

Com curadoria e mediação de Gabriela Gibrail e Verônica Lessa, o Esquenta Flipinha 2021 terá duas lives com a presença de autores e ilustradores relevantes no cenário atual. Dia 9 de março, às 10h, Volnei Canônica encontra Ciça Fittipaldi na mesa “Os livros que moram dentro da gente”. Ele é especializado em Literatura Infantil e Juvenil, escritor, presidente do Instituto de Leitura Quindim e Diretor do Clube de Leitura Quindim onde desenvolve várias ações de promoção da leitura para crianças e jovens, no Brasil e no Exterior, como curadoria de eventos literários, exposições de ilustração, cursos, oficinas e bate-papos. Ciça é ilustradora, escritora e artista gráfica. Ela trabalha tanto criando imagens para enredos alheios como construindo suas narrativas escritas e visuais.

Na segunda mesa, às 14h, Anna Claudia Ramos encontra Camilo Martins na mesa “Entre linhas e traços: Como nasce uma história”. Ela é escritora com diversos livros publicados, entre infantis, juvenis e adultos, como “Em algum lugar do mundo”, que foi traduzido na Argentina pela Gerbera Ediciones. Ele é ilustrador e foi escolhido em 2017 para representar o Brasil no workshop da Bienal Internacional de Ilustração da Eslováquia.

Já na FlipZona, o Esquenta contará com a participação de jovens convidados que protagonizam duas mesas de conversas. No primeiro encontro, dia 9 de março, às 18h, estarão Guilherme Amorim dos Santos, Kauê Henrique da Silva, Monieli Alves de Amorim e Samyr Mariano Rodelli, com mediação de Vânia Correia, na mesa “Saúde emocional em tempos de crise: um diálogo sobre vivências e estratégias”, que irá discutir os impactos psicológicos e emocionais da pandemia nas juventudes, a partir de relatos e experiências deles próprios. “Nossa proposta é trabalhar a escuta e ser um espaço aberto para que eles organizem os sentimentos diante da realidade, trocando com o outro, buscando simetrias e caminhos possíveis”, explica Lucia Caetano, coordenadora pedagógica da FlipZona. O encontro contará ainda com a participação da psicóloga Flávia Pfeil, que poderá interagir com as falas dos adolescentes, bem como trazer estratégias de cuidado com a saúde emocional, informações sobre acesso à rede especializada e serviços de apoio, dentre outras informações relevantes.

Na segunda mesa, às 20h, sob o tema “Meu território é a cultura” Jessé Andarilho, Wanderson Santos, Brisa de Souza, Bianca Paraty e Calixtoloop falam de suas trajetórias, cenário atual e dificuldades de criar e trabalhar com arte durante a pandemia. A mediação é de Luis Filipe Pôrto, responsável pela coordenação do Educativo Flip.

O projeto Esquenta Flipinha e Flipzona é online e gratuito e é uma realização do Educativo Flip por meio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc. As transmissões serão feitas pelo canal da Flip no YouTube: www.youtube.com/flipfestaliteraria