Kim Stanley Robinson

Kim Stanley Robinson

Kim Stanley Robinson imaginou o que seria a vida humana em Marte ao longo de duzentos anos. Na Trilogia de Marte, publicada na década de 1990, Robinson oferece uma crônica que inicia-se na ocupação do planeta, em 2026, e que dispersa-se em um mundo ficcional complexo, repleto de personagens que deparam-se com os problemas da nova civilização, ao passo que a vida na Terra colapsa.

Os 19 romances que escreveu não apenas fizeram de Robinson um dos maiores nomes da ficção especulativa estadunidense, são obras dispostas a explorar novas maneiras de viver, profundamente influenciadas pelo tema da sustentabilidade e dos impactos da vida humana no meio ambiente.

Robinson é ganhador da tríade de ouro da ficção especulativa: os prêmios Hugo, Nebula e Locus, e foi nomeado “Herói do Meio Ambiente” pela Time Magazine. O doutorado de Robinson, orientado pelo influente crítico Fredric Jameson, tem como tema o trabalho de Philip K. Dick, talvez o grande nome do gênero nos Estados Unidos. Atualmente, trabalha no Instituto de Pesquisa de Sierra Nevada e vive em Davis, no estado da Califórnia

Foto: SFX Future Publishing

Participações na Flip: