educativo

Programa Educativo da Flip realiza ações em Paraty

Na última segunda-feira (21), o Programa Educativo da Flip realizou mais uma etapa do Ciclo Literatura e Território, com ações focadas em educação patrimonial, baseadas em metodologias que reforçam a identidade e o protagonismo da cultura de Paraty.


Sonia Rampim, representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e Gabriela Romeu, curadora literária do Programa Educativo, conduziram o encontro com educadores da cidade – representantes das 12 escolas públicas e sete bibliotecas comunitárias que participam do projeto.


O diálogo tratou sobre os modos de descobrir, entender e narrar as riquezas do lugar, por meio de inventários participativos, cartografias afetivas e consciência territorial. Na ocasião, Estela Vilela, da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, realizou uma oficina de encadernação artesanal com os professores.


Na terça (22) e quarta-feira (23), aconteceram visitas às escolas para a entrega de maletas aos mais de 200 alunos participantes do projeto. Em cada maleta foram colocados dez livros escolhidos especialmente para cada escola, de acordo com especificidades territoriais.


Agradecemos a equipe do Cenários Pedagógicos, pela produção e concepção da maleta, e as editoras parceiras do Programa Educativo que disponibilizaram seus acervos para enriquecer o projeto. Entre elas: A bolha, Companhia das Letras, Edelbra, Edições Barbatana, Editora Bolacha Maria, Editora Gaivota, Edições SM, FTD, Mazza Edições, Melhoramentos, Pallas, Panda Books, Paulinas, Peirópolis, Pulo do Gato, Roberta Asse, SOMOS Educação e Zahar.

share
Logo da Casa Azul