autor convidado

Leia trecho de “Variações enigma”, de André Aciman

“Voltei por ele”, escreve o protagonista Paul em seu diário, marcando o início de Variações enigma, que sai em julho pela Intrínseca. O novo livro do autor convidado da Flip André Aciman tem diversos pontos de encontro com o romance Me chame pelo seu nome: o desejo, a Itália, o verão.  Quando Aciman apresenta o personagem principal, ele está em uma balsa, avistando de longe a ilha de San Giustiniano, onde passava os verões na infância. Em um primeiro momento, o leitor não sabe por quem Paul está retornando. Descobre-se mais tarde que ‘ele’, na verdade, é Giovanni, seu primeiro amor, um homem mais velho por quem Paul se apaixonou na adolescência e que está desaparecido. Em Me chame pelo seu nome o adolescente Elio apaixona-se por Oliver, de 24 anos.


O título do livro faz referência à obra orquestral homônima do compositor inglês Edward Elgar (1857 – 1934), que compôs 14 variações do mesmo tema, cada uma retratando um amigo. Na publicação, cada capítulo é como uma variação das memórias de Paul, às vezes mais jovem, às vezes mais velho, mas sempre com o amor como um tema central e latente.


Leia um trecho.


Na Flip 2018, que acontece de 25 a 29 de julho, em Paraty, Aciman participa da mesa 10, Interdito, com a escritora Leila Slimani. Confira a programação.

share
Logo da Casa Azul