notícias

Prêmio Machado de Assis

João José Reis é o vencedor do prêmio Machado de Assis em 2017


Autor convidado da Flip 2017, o historiador baiano João José Reis venceu, nesta quinta-feira (29), o prêmio Machado de Assis, oferecido pela Academia Brasileira de Letras a escritores brasileiros. Escolhido pela entidade pelo conjunto de sua obra, Reis receberá o prêmio em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon, no Rio de Janeiro, no dia 20 de julho, quando a Academia comemora 120 anos de sua fundação.


Doutor em história pela Universidade de Minnesota e professor titular da Universidade Federal da Bahia, João José Reis é um dos mais importantes historiadores do país e referência internacional em estudos sobre a escravidão.


Vencedor do Prêmio Jabuti, em 1991, com A morte é uma festa: ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX, Reis também é autor de Rebelião escrava no Brasil (2003), Domingos Sodré, um sacerdote africano (2008) e O alufá Rufino: tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico Negro (2010, com Flávio dos Santos Gomes e Marcus Joaquim de Carvalho) – todos pela Companhia das Letras –, entre outros.


Em Paraty, João José Reis estará na mesa “Fora de série”, no sábado (29), às 12 horas, no Auditório da Matriz. Em conversa com a escritora Ana Miranda, o autor relembrará personagens singulares da história e da literatura brasileiras, como ex-escravos que triunfaram e mulheres revolucionárias no Brasil do século 19.

share
Logo da Casa Azul