notícias

Cronista do Rio

Homenagem a Lima Barreto na Flip inspira lançamentos de Beatriz Resende

Na edição que terá Lima Barreto como Autor Homenageado, a Flip reúne em suas mesas literárias alguns dos principais estudiosos de sua obra. É o caso da professora, pesquisadora e crítica literária Beatriz Resende. A autora de Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos (Autêntica) chega a Paraty com mais dois lançamentos sobre o autor de "Recordações do Escrivão Isaías Caminha".

 

Em Sobre Lima Barreto (e-galáxia), Beatriz Resende reúne uma coletânea de ensaios que tratam da vida e obra do autor, incluindo uma análise da iconografia daquele que foi um dos principais cronistas da capital da Primeira República.


As crônicas do autor ganham destaque em Lima Barreto, cronista do Rio (Autêntica). Com organização de Beatriz Resende, o livro traz um compilado de cerca de 60 crônicas do autor que descrevem a vida, os sabores, os bairros e as expressões culturais de um Rio de Janeiro em constante mudança, conduzindo o leitor a alguns dos principais endereços da cidade, como a Academia de Letras, a Rua do Ouvidor e o Teatro Municipal. Fruto de parceria com a Biblioteca Nacional, o livro tem projeto gráfico especial e traz, em uma série fotográfica, a oportunidade de explorar o Rio de Janeiro de Lima Barreto, com suas transformações e encantos. 

 

Na Flip, Beatriz Resende participa de duas mesas sobre o Autor Homenageado. Em “Arqueologia de um autor” (quinta, 27, às 12h), a pesquisadora, ao lado de Edimilson de Almeida Pereira e Felipe Botelho Corrêa, recupera momentos dispersos da obra do autor e redefine seu lugar entre os clássicos e o cânone afro-brasileiro. Em “Subúrbios” (sexta, 28, às 15h), uma conversa com o escritor e cronista Luiz Antonio Simas revisita os lugares do Rio de Janeiro por onde Lima Barreto passou, através de personagens de seus romances e contos.

share
Logo da Casa Azul