notícias

balanço

Confira os números consolidados da Flip 2017

Marcada por uma série de novidades, como a ocupação da Praça da Matriz, e uma curadoria que privilegiou autores múltiplos e renovadores da linguagem, a 15ª edição da Flip teve, em seu Programa Principal, 24.380 acessos de público no Auditório da Matriz e no Auditório da Praça e 8.400 acessos na Praça da Matriz, totalizando 32.780 acessos.

 

No ano passado, a Tenda dos Autores e a Tenda do Telão tiveram 18.500 acessos e a Praça do Telão 8.200 acessos, totalizando 26.700 acessos.


Acessos (2017)

Flip - Programa principal

auditório da matriz e auditório da praça – 24.380

praça da matriz – 8.400

total  32.780


Ocupação em Paraty

O público final estimado é de 25 mil pessoas durante os dias 26 a 30 de julho, segundo dados da organização. A média de público é a mesma estimada em 2016.


As pousadas de Paraty* tiveram uma ocupação de 90%, número similar a 2016, dentro do limite máximo da cidade.


Vendas de livros

A Livraria Flip também bateu recorde em 2017, totalizando R$ 1,07 milhões em vendas ante R$ 823 mil em 2016. Na Minha Pele (Objetiva),de Lázaro Ramos, autor convidado da Flip 2017, foi o livro mais vendido da história da Flip, com 1.200 exemplares comercializados durante a Festa Literária.

 

Livros doados

Neste ano, foram doados 1.747 livros pela Flipinha e editoras parceiras para bibliotecas comunitárias de Paraty. Em 2016, o total de livros doados para as bibliotecas da cidade foi de 1.255.

 

Comunicação

A página da Flip no Facebook atingiu 30 milhões de pessoas durante a Festa Literária, mais de três vezes o alcance do ano anterior, e teve aumento de mais de 100 mil seguidores, chegando a 243 mil fãs.

 

No Instagram a Festa Literária teve quase 500 mil impressões e ampliou em mais de 50% seu número de seguidores entre os meses de maio e julho,subindo para 12.500, mais de 80%

 

A média de alcance por post durante a Flip foi de 4 mil pessoas. A hashtag #Flip2017 teve mais de 6 mil menções entre os dias 26 e 30 de julho, um crescimento de 25% em relação a 2016.

 

O site oficial da Flip (Flip.org.br) teve 271.139 visualizações** e quase 63 mil usuários únicos durante o mês da Flip, um aumento de, respectivamente, 100% e 128% em relação ao ano anterior.

 

O perfil da Festa Literária no Twitter teve 272 mil impressões e mais de 10.500 visitas em seu perfil, um crescimento acima de 400% em relação ao ano anterior.

 

O canal da Flip no Youtube teve mais de 13 mil minutos visualizados, quase o dobro de 2016. O número de inscritos no canal aumentou em quase 2 mil pessoas, chegando a mais de 7 mil inscritos. Os vídeos da 15ª edição tiveram um total de mais de 770 mil visualizações, incluindo os acessos via redes sociais da Flip.

 

A Flip 2017 teve quase 3 mil inserções na imprensa, totalizando R$ 380 milhões em valoração de mídia, superando o recorde de R$ 251 milhões em 2015, quando teve mais de 2.200 inserções.


Segundo o diretor-geral da Flip, Mauro Munhoz, “ao centralizar seus programas na Praça da Matriz, aprofundando a missão da Flip de ocupar os espaços públicos com cultura, a Festa Literária trouxe um maior envolvimento dos moradores e visitantes, fundamental para sua realização e sucesso.”



Fonte: organização Flip 2017 junto a parceiros, fornecedores e prestadores de serviços. 

*Fonte: Paraty Convention & Visitors Bureau

**Fonte: google analytics

share
Logo da Casa Azul