notícias

cobertura

Autoria, política e democracia se entrelaçam no Auditório da Matriz

A intervenção do poeta Ricardo Aleixo, parte da série “Fruto Estranho”, deixou a plateia elétrica para a mesa “A Contrapelo”, que promoveu o encontro entre a escritora Diamela Eltit e o documentarista Carlos Nader, com mediação de João Bandeira. Enrolado em um tecido negro pintado com letras brancas, encenou um misto de dança, rito e declamação e fez ouvir: “A vida como um anti-boi de Parintins. Porque nada é caprichoso. Nada é garantido”. Ao final, a plateia recitou junto com Aleixo, em coro - “Eu jogo palavra no vento, eu jogo palavra no vento e fico vendo ela pular”.


Enquanto a autora chilena falou sobre literatura, militância feminista e democracia, o documentarista relembrou a produção de seus filmes sobre Waly Salomão, Leonilson, entre outros. “A ideia de considerar que um documentarista seja um autor é uma ideia muito corajosa. O escritor é considerado uma voz, e o documentarista trabalha com a voz do outro”, considerou Nader. Quando trechos de seus documentários foram exibidos, foi possível ouvir a voz de Waly Salomão ressoando pelo Auditório da Matriz: “Chega de papo furado que o sonho acabou. A vida é sonho, a vida é sonho, a vida é sonho”.


Diamela relembrou suas vivências como adida cultural no México, da censura que havia no Chile durante a ditadura de Pinochet e comentou as discussões atuais de seu país envolvendo a legalização do aborto. “O que me interessa é a questão da democracia como possibilidade e como impossibilidade [...] Tenho interrogações sobre como igualar os homens e as mulheres conservando todas as diferenças que existem sobre eles”.


A autonomia da obra de arte e seu caráter político foi mais um dos assuntos abordados no encontro. "Tento não trazer pro processo criativo a polarização que está acontecendo. Vejo-a como um perigo", disse Nader, que defendeu ainda a importância das leis de incentivo e financiamento do Estado para garantir que o país continue a ter uma produção cinematográfica.

share
Logo da Casa Azul