notícias

outras programações

Segundo dia de FlipMais: conflito na Síria, rap e debate sobre leitura

A sexta-feira (1/7) na FlipMais começou com o ciclo Retratos do leitor e do não leitor. A mesa “O X da questão”, mediada por Leonardo Case, focou no debate sobre o perfil do leitor brasileiro a partir de três pesquisas: Retratos da Leitura no Brasil, Indicador de Analfabetismo Funcional (INAF) e Produção e Vendas no Mercado Editorial Brasileiro (Fipe). 


O debate, que contou com a presença de Antonio Gois, Marcílio França Castro e Neca Setubal, destacou a importância de formar professores-leitores, e assim incentivar a literatura nas escolas. Além disso, os participantes da mesa investigaram o aumento de leitores no Brasil, que foi de 56% nos últimos anos. Reforçaram ainda que existe um caminho bastante longo para o país ser uma nação leitora. A mesa trouxe também à discussão o que é ser leitor e a importância do objeto livro.

 

Ao finalizar o ciclo (1/7), a mesa “Propostas” reuniu coletivos e organizações que implementam práticas capazes de mudar o cenário da leitura no Brasil.  A mesa contou com Andressa Pellanda, representante da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação; Bernadete Passos e Beethoven Lima, da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias; Patrícia Lacerda, da Rede de leitura e Escrita com Qualidade para Todos – GIFE, além do escritor Rodrigo Ciríaco. Entre as propostas apresentadas, constam a capacitação de professores, o investimento em bibliotecas e eventos culturais, como saraus.

 

Depois, ocorreu a exibição do documentário “Na fronteira com a Síria”, do diretor Skye Fitzgerald, que acompanha a história do voluntário e médico-cirurgião Hisham Bisma, atendendo pacientes de guerra que são enviados ao seu hospital. Ao fim da exibição, a jornalista Patrícia Campos Mello fez relatos sobre o conflito na Síria.  “Acho importante mostrar imagens [da guerra] para que as pessoas tomem dimensão, e sintam empatia.”

 

O “Noites de Cinema” fechou o dia com o filme “Sabotage: maestro do Canão”, de Ivan 13P, que conta a trajetória do rapper por meio de depoimentos de artistas e cenas do artista.

share
Logo da Casa Azul