notícias

novidades

Conheça os eixos temáticos da 14ª Flip

Na Flip 2016, que acontece de 29 de junho a 3 de julho e tem como autora homenageada a poeta Ana Cristina Cesar, a poesia aparece como marca definitiva. Além dela, destacamos aqui alguns temas que atravessam a programação principal.


Homenagem a Ana Cristina Cesar
Companheiros de geração, leitores e críticos literários da poeta carioca Ana Cristina Cesar (1952-83) se reúnem para compor o retrato renovado de uma poeta central, 33 anos depois de sua morte. O poeta Armando Freitas Filho abre a Flip 2016 numa sessão ao lado do documentarista Walter Carvalho. Ainda, a editora Heloisa Buarque de Hollanda, a professora de literatura Vilma Arêas, os críticos literários (e também poetas) Annita Costa Malufe e Sérgio Alcides participam da homenagem à carioca.


Poesia

Os poetas Leonardo Fróes, Annita Costa Malufe, Marília Garcia, Laura Liuzzi, Kate Tempest, Ramon Nunes Mello e Abud Said vêm à Flip e reforçam o compromisso da festa literária com um gênero vital.


Literatura brasileira
A nova literatura brasileira é destaque da programação desta edição da Flip: dos 39 autores convidados, doze são poetas ou ficcionistas nacionais.Marcílio França Castro, Juliana Frank, J.P. Cuenca e Tati Bernardi mostram aforça da prosa no Brasil.


Literatura estrangeira
A presença inédita de uma autora recém-premiada com o Nobel, a bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, é uma honra para a Flip e confirma Paraty como ponto de encontro dos grandes autores internacionais no Brasil. Neste ano, escritores como Karl Ove Knausgård, Irvine Welsh, Helen Macdonald, Bill Clegg, Gabriela Wiener, Valeria Luiselli, Álvaro Enrigue e Arthur Japin ocupam a Tenda dos Autores.


Ciência
A mesa de ciência da Flip 2016 focaliza o cérebro humano, pelo médico Henry Marsh e a neurocientista Suzana Herculano-Houzel. A Flip ainda promove um encontro entre a ciência e as artes na mesa com o romancista Arthur Japin e o artista plástico Guto Lacaz.


Humor e sexo
Destaques do texto de humor, o lisboeta Ricardo Araújo Pereira e a escritora e roteirista Tati Bernardi se encontram em Paraty. O humor também é a tônica das autoras que se reúnem na mesa de literatura erótica, a paulistana Juliana Frank e a peruana Gabriela Wiener.


Ensaio
Os ensaístas reunidos na programação principal estão entre os destaques da nova geração de pensadores: o psicanalista Christian Dunker, a argentina Paula Sibilia, a crítica mineira Maria Esther Maciel, o arquiteto e professor italiano Francesco Careri e a autora pernambucana Lúcia Leitão.  

 

Brasilianistas

A Flip 2016 reúne grandes autores que fizeram do Brasil o assunto principal de suas preocupações intelectuais. O britânico Kenneth Maxwell e o americano Benjamin Moser tratam do país em seu encontro na festa literária.


Jornalismo
O papel essencial do jornalismo contemporâneo aparece na Flip por meio do olhar do repórter Caco Barcellos, do britânico Misha Glenny e da repórter Patrícia Campos Mello.

share
Logo da Casa Azul