notícias

segundo dia

Mesa de arquitetura: a cidade como ferramenta democrática

Em “Cidades refletidas”, foi lançado um convite para pensar a experiência urbana com os arquitetos Francesco Careri e Lúcia Leitão. A ensaísta pontuou que é preciso atuar na cidade em busca de humanidade. “Nós não habitamos porque construímos, construímos porque habitamos – acho que é Heidegger quem diz isso, é tempo de resgatarmos essa ideia”, disse ela.

 

O italiano Francesco Careri falou sobre amnésias urbanas – lugares, segundo ele, apagados de nossos mapas mentais. “Entendi que existem regiões de sombra, escondidas, por assim dizer, no inconsciente da cidade. O que faço em minhas caminhadas é não achar que tudo já foi revelado, mas que a cada dia é possível fazer novas descobertas. A única maneira de investigar isso é se perdendo. E isso é algo que todo mundo pode fazer.”

 

O papel social das cidades também foi debatido na mesa. “Não aprendemos a dimensão básica da humanidade, que é reconhecer a diferença. Abrimos mão disso,e por isso somos uma sociedade mais pobre, menos capaz de expressar a própria democracia”, ponderou Lúcia, que também citou os condomínios e shopping centers como um modo de prestigiar o espaço privado e, consequentemente, fragilizar e negar o espaço público.

 

“Acredito que ensinar a caminhar é um grande ato de democracia.Tornar-se si mesmo na rua, se controlar com os próprios olhos, o próprio corpo e a própria presença é a única forma de segurança das nossas ruas”, completou Francesco.

 

Perguntado sobre como os altos números de refugiados que chegam à Europa podem ajudar a redesenhar as cidades, respondeu: “É preciso resgatá-los antes da partida, ajudar o seu país, e não construir novos campos de concentração, mas bairros interculturais, onde é possível encontrar o outro e se enriquecer com ele”.

 

Ao final, Lúcia destacou a caminhada e o uso da bicicleta em vez do carro. “Pode ser um primeiro passo – sem trocadilhos – para essa disposição em relação à rua e ao outro”, concluiu. 

share
Logo da Casa Azul