sobre

Paraty é o lugar onde a natureza e a cultura se misturam e se confundem. Foi imbuída desse espírito que a Flip nasceu em 2003 e se renova a cada ano: como um encontro da literatura com a cidade. Em um território onde diversas temporalidades e públicos coexistem, a festa propõe, por meio dos livros e das artes, um olhar que transcende o íntimo e encontra o social, que vive o urbano para não esquecer da floresta, que desfaz as barreiras entre o dentro e o fora, que descortina novas possibilidade de ocupar os espaços.

associação Casa Azul

A Associação Casa Azul é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 2002. É a realizadora da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty e desenvolve projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo, educação e cultura. Além disso, a Casa Azul atua em prol da requalificação urbana sustentável em Paraty, buscando a inclusão social e o desenvolvimento do interesse pela leitura.

conselho

Liz Calder (presidente)
Belita Cermelli
Carlos Augusto Calil
Esther Hamburger
Louis Baum
Mauro Munhoz

direção

Mauro Munhoz (diretor artístico e cultural)
Belita Cermelli (diretora de cultura e educação)

operações

Marco Cachada (administração)


equipe artístico

equipe educativo

prêmios

Ao longo de mais de duas décadas, a Flip consolidou-se como uma das mais relevantes manifestações culturais do país, tendo inspirado mais de 300 feiras e festas literárias. Esse reconhecimento não se mede apenas pelo público que nos acompanha a cada ano, mas também pelos prêmios e distinções recebidos — reflexos de um trabalho comprometido com a literatura, a diversidade e o território.

Logo após o seu primeiro ano, em 2004, a Flip rendeu o Prêmio Faz a Diferença do jornal O Globo para Luiz Schwarz e a Ordem do Mérito Cultural para Liz Calder. Em 2011, fomos contemplados com o Prêmio APCA na categoria Urbanidade, que reconheceu nosso papel na valorização do espaço urbano como ambiente de convivência e reflexão. Em 2021, a Flip foi reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, e, no ano seguinte, como Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade de Paraty, reafirmando os laços profundos entre a Festa e a cidade que a abriga.

Mais recentemente, em 2023, recebeu o Prêmio Faz Diferença, concedido pelo jornal O Globo, na categoria Livros, celebrando nossa contribuição para o cenário literário brasileiro e para a construção de uma programação plural, sensível e transformadora.

Esses reconhecimentos não são ponto de chegada, mas estímulo para continuar. Porque, para nós, fazer literatura é também ouvir, transformar e permanecer abertos ao novo.

compromisso com a sustentabilidade

A Flip consolida, ano após ano, seu papel como agente transformador ao incorporar de forma consistente as diretrizes de ESG — Meio Ambiente, Social e Governança — em todas as suas ações. Com iniciativas de impacto concreto, sustentadas por parcerias estratégicas e diálogo com o território, a Festa reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a acessibilidade e o desenvolvimento comunitário.

meio ambiente

A responsabilidade ambiental da Flip se traduz em ações práticas e permanentes que minimizam impactos e deixam legados positivos. Já há três anos, a Flip disponibiliza coletores destinados à separação de resíduos nos espaços públicos. Os resíduos recicláveis do Centro Histórico e da Praça Aberta serão coletados por uma equipe da cooperativa local e encaminhados à nossa Central de Triagem e pesagem de resíduos, para a destinação adequada destes materiais.

Plásticos de uso único serão substituídos por soluções ecológicas: toda a produção da Festa contará com galões de água, copos de papel e latas, e serão instalados bebedouros que incentivam o uso de recipientes reutilizáveis, reduzindo significativamente o consumo de garrafas plásticas.

Uma parceria inédita com o conglomerado internacional de cooperativas Tereos garantirá a neutralização das emissões de carbono da edição 2025, com certificação de Carbono Zero. Além disso, a reutilização criativa ganhará força com o desenvolvimento de produtos feitos a partir do reaproveitamento de peças de arquitetura e sinalização de edições anteriores da Festa. Esses materiais serão transformados em itens como porta-livros impermeáveis, porta-copos e anéis de leitura.

compromisso social

A Flip amplia o acesso democrático à cultura, operando como ponte entre o universo literário e as diversas comunidades de Paraty e do Brasil. Em 2025, o transporte gratuito para moradores de 19 comunidades, realizado por meio de seis rotas — quatro terrestres e duas aquáticas — garantirá o acesso das populações periféricas à programação da Festa.

Nos espaços da Flip, a política de ingressos reflete esse compromisso com a inclusão. No Auditório da Matriz, 30% dos ingressos de cada mesa são oferecidos com valores diferenciados: 10% distribuídos gratuitamente e 20% vendidos a preços populares, com prioridade para moradores da cidade. Já no Auditório da Praça, toda a programação é gratuita, com estrutura para acolher mais de 500 pessoas sentadas.

A programação é também transmitida ao vivo, de forma gratuita, pelo site da Flip, pelo nosso canal YouTube e pelo canal de TV Arte1, levando as mesas literárias a públicos de todo o país. Além disso, a ocupação do território durante a Festa é feita com responsabilidade e cuidado: neste ano, bancos doados e instalados ao longo da margem do rio Perequê-açu passarão a integrar permanentemente a paisagem urbana de Paraty.

acessibilidade e inclusão

A Flip afirma-se como referência nacional em acessibilidade, promovendo a participação autônoma e plena de todos os públicos. Todas as mesas do Programa Principal contam com interpretação em Libras, audiodescrição e tradução simultânea.

Os espaços da Festa foram cuidadosamente adaptados para garantir autonomia e conforto: rampas e passarelas permitem a circulação entre os ambientes, enquanto os auditórios contam com piso tátil, mapa tátil, sanitários acessíveis, assentos reservados e prioridade de atendimento para pessoas com deficiência (PcD).

governança e engajamento comunitário

As práticas da Flip são construídas em diálogo permanente com o território e suas comunidades. A escuta ativa das demandas locais orienta o planejamento e a execução das ações da Festa, fortalecendo vínculos e respeitando os modos de vida locais. Para isso, também temos participação em órgãos consultivos e deliberativos da cidade, como o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Paraty, o CONDEMA – Conselho Municipal de Meio-ambiente de Paraty e o Conselho da Cidade de Paraty.

Em 2025, esse compromisso se amplia com parcerias junto a empresas do Sistema B, uma rede internacional voltada a impactos mais inclusivos e regenerativos. A Positiva fornecerá materiais de limpeza biodegradáveis usados durante o evento. Em parceria com a Reserva, a cada ingresso vendido na modalidade inteira, cinco pratos de comida serão completados para pessoas em situação de insegurança alimentar. Parte da comunicação impressa da Festa será em papel biodegradável produzido com sementes que, quando colocadas na terra e regadas, transformam-se em plantas.

Opções de acessibilidade

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.